terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O boneco de neve


Num dia de Inverno, quando estava tudo cheio de neve, vi algo mexer-se lá fora. Olhei pelos vidros e vi o boneco de neve que eu tinha construído a dizer-me adeus..
Vesti um casaco, calcei umas botas e meti umas luvas. Abri a porta e fui ter com o boneco de neve. Quando cheguei ao pé dele mirei-o e voltei a mira-lo, dei voltas e voltas com a cabeça e quando me voltei de costas para ele, o boneco de neve exclamou:
- Olá!
Ainda mal recomposta do susto voltei-me e vi o boneco de neve a andar às voltas e  disse-lhe:
- Olá! Eu sou a Dora! Queres ser meu amigo?
O boneco de neve parou de rodar e respondeu:
- Claro que quero! Nunca na vida tive um amigo.
Então ficámos e jogámos às escondidas. No dia seguinte fui lá para fora e disse para o boneco de neve:
-Vou ensinar-te a ler.
- Está bem! - respondeu o boneco e neve.
Então passei o resto da manhã a ensiná-lo a ler e, à tarde, quando voltei para a rua o boneco de neve que tinha estado a treinar já sabia ler.
Eu perguntei-lhe:
- O que é que tu comes?
E o boneco de neve respondeu:
- Eu como os flocos de neve mais perfeitinhos que caem do céu diretamente para a minha boca.
- E os bonecos de neve têm boca? - perguntei.
- Claro que têm. - respondeu ele.
-Vamos esquecer a conversa. Vamos mas é brincar. - sugeriu o boneco de neve.
- Claro! - exclamei eu.
- Hoje quero levar-te às escondidas para dentro da minha casa para veres como é por dentro. - disse eu.
Então comecei a empurrar o boneco de neve em direção à porta, mas ele não se mexia.
Eu disse-lhe:
- Podes dar-me uma ajuda e fazer força?
- Não posso. Não tenho pés! - exclamou o boneco de neve.
Nessa altura entrei em casa, fiz um desenho da casa por dentro e mostrei-lhe.
O boneco de neve adorou o desenho e disse-me:
- Infelizmente tenho de partir para o mundo dos bonecos de neve pois a primavera está próxima.
- E vais voltar no próximo inverno? - perguntei.
- Claro! - respondeu.
- Adeus. - disse ele.
- Adeus. Até ao próximo inverno! - exclamei.
E o boneco de neve desapareceu no meio de um pó de estrelas.

                                                                                                        Mariana Ramos - 3º ano

2 comentários:

  1. Parabéns, Mariana, pelo teu bonito texto... Talvez nos encontremos com mais algum boneco destes em Manteigas... Que dizes?
    Beijos dos pais.

    ResponderEliminar
  2. A sério vamos a Manteigas?
    Que bela surpresa!
    Mas acho que já não vamos ver neve a não ser que a Dona Guiomar nos tenha guardado um boneco de neve no congelador.
    Adeus.
    Beijinhos da Mariana

    ResponderEliminar