sábado, 18 de outubro de 2014

O burro e o galo


Era uma vez um burro que tinha um dono. Esse dono já era velhinho e precisava de muita ajuda. O burro todos os dias ia à cidade buscar-lhe comida.
Um dia enquanto voltava para ir dar de comer ao velho, um galo apareceu -lhe  e disse:
- O que trazes aí?!
O burro que não era mudo, respondeu:
- Legumes e alguma fruta.
- Posso petiscar alguma coisa?-perguntou o galo. Estou com fome.
- Claro - respondeu o burro. Desde que não comas muito.
Então o galo começou a comer alguma coisa. Quando ele acabou de comer, o galo disse para o burro, que ele podia continuar a sua viagem.
O burro continuou a andar até casa do dono. Quando o velho espreitou para dentro do cesto só viu: cinco batatas, duas alcachofras, uma banana, duas maçãs, quatro laranjas, três peras e sete bolachas.
O velho perguntou ao burro:
- Burro, só trouxeste isto?
- Não. Foi um galo que me perguntou se podia comer e eu disse que sim, mas ele comeu quase tudo.
- Ah! Da próxima deves ter mais cuidado!
Na vez seguinte, o burro foi esperto e trouxe dois cestos: um com estrume de vaca e bosta de cavalo e outro cheio de frutas e legumes.
Quando o galo viu o burro perguntou-lhe:
- Posso comer alguma coisa?
- Podes –respondeu o burro. Deixo este cesto contigo.
Quando o burro chegou a casa do velho ficou satisfeito porque trazia mais comida. E quanto ao galo, o burro deu-lhe uma grande lição – o galo nunca mais comeu a comida que o burro trazia!

                                                                           João Pedro Fortes Martins

6 comentários:

  1. Olá João

    Fiquei muito contente pois vejo que voltaste a escrever os teus lindos textos! Já tinha saudades.
    Muitos parabéns!
    Fico à espera de mais!!!!

    Beijinhos da mãe
    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado mãe.
      Também fiquei muito contente.
      Acho que já não tenho mais coisas para dizer.
      Adeus.
      Do teu filho João Pedro

      Eliminar
  2. Boa João Pedro.

    O galo aprendeu uma valente lição!

    beijinhos do pai
    João Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pai.
      Na verdade o galo só era guloso.
      Espero que gostes do próximo texto que eu fazer.
      Adeus.
      Do teu filho João Pedro

      Eliminar
  3. Ola Joao Pedro sou eu o teu amigo Afonso Almeida e gostei muito do teu texto se vires o meu comentario porfavor respondeme.Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Afonso Almeida
    Gosto muito de comentários.
    Vou tentar fazer mais textos para tu leres.

    Adeus
    Do teu amigo João Pedro

    ResponderEliminar